PEÇA DE ARQUITETURA O QUE TENHO FEITO EM LOJA, SEGUNDO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MAÇONARIA E DOS LANDMARKS O QUE SÃO LANDMARKS O termo “Landmark” é conhecido por todos os irmãos, mas sua definição nem sempre é tão clara. Além disso, esses Landmarks estão muitas vezes ligados às Antigas Obrigações. A palavra inglesa Landmark significa marco de limite, marco, sinal, ou ainda, em sentido figurado, ponto de referência. O termo foi inspirado no Antigo Testamento, onde consta com o significado de limite ou marco sagrado e inviolável. Na mesma linha de raciocínio, “ land ” é terra; e “ mark ” é marca – donde Landmark deve ser entendido como “ponto de referência”, fronteira delimitativa de até onde se pode chegar, recomendação, conselho, aviso e ADVERTÊNCIA. O preceito é bíblico e está em Provérbios 22:28 “ nolumus leges mutari ”: não removas os antigos limites que os teus pais fixaram. É neste sentido que as Grandes Lojas no Brasil, a COMAB (Grandes Orientes Estaduais Independentes) e o ...
Aprender meditação – Cursos de meditação
O Sermão da Montanha – texto completo
Publicado em 10 de dezembro de 2015 por Tudo Positivo
Assim como As Quatro Nobres Verdades do Budismo o Sermão da
Montanha do Cristianismo, de acordo com algumas opiniões é coisa de
principiante, coisa fácil de entender. O caso é que entender é realmente
simples. No Budismo o caminho é chamado de Nobre Caminho Óctuplo, assim como o
Sermão nada fácil de seguir. Minha ideia com esse post não é apontar ou
relacionar os dois textos, cada um que entenda ambos como quiser.
Ambos os textos são um caminho e não uma religião. Essas
últimas vieram depois…
Tudo está aqui. Qualquer palavra a mais, qualquer tentativa
de racionalizar e relativizar coloca em risco a simplicidade daquilo que é.
Sermão da Montanha
Evangelho segundo São Mateus – Capítulo 5
Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se
assentado, aproximaram-se os seus discípulos,
e ele se pôs a ensiná-los, dizendo:
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o
reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque
eles serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão
misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a
Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados
filhos de Deus.
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça,
porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e
perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.
Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos
céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.
Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido,
com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser
lançado fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade
situada sobre um monte;
nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do
alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que
vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim
destruir, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra
passem, de modo nenhum passará da lei um só jota ou um só til, até que tudo
seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor
que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus;
aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos
escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem
matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar
contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu
diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e
aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te
primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no
caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda,
e sejas lançado na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali
enquanto não pagares o último centavo.
Ouvistes que foi dito: Não adulterarás.
Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma
mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o
de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu
corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a
de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu
corpo para o inferno.
Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de
divórcio.
Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher,
a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a
repudiada, comete adultério.
Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás
falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos.
Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo
céu, porque é o trono de Deus;
nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por
Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um só
cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; pois o que
passa daí, vem do Maligno.
Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a
qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica,
larga-lhe também a capa;
e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele
dois mil.
Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que
lhe emprestes.
Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao
teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos
que vos perseguem;
para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus;
porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e
injustos.
Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis?
Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais?
Não fazem os gentios também o mesmo?
Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai
celestial.
Evangelho segundo São Mateus – Capítulo 6
Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens,
para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de
vosso Pai, que está nos céus.
Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante
de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem
glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua
recompensa.
Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o
que faz a direita;
para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em
secreto, te recompensará.
E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois
gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos
pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a
porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te
recompensará.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios;
porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o
que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o teu nome;
venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como
no céu;
o pão nosso de cada dia nos dá hoje;
e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos
perdoado aos nossos devedores;
e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal.
[Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também
vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai
perdoará vossas ofensas.
Quando jejuardes, não vos mostreis tristes como os
hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que
estão jejuando. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu
rosto,
para não mostrar aos homens que estás jejuando, mas a teu
Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a
ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a
ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu
coração.
A luz do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos
forem bons, todo teu corpo terá luz;
se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será
tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais
trevas!
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a
um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis
servir a Deus e às riquezas.
Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa
vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao
vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e
o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem
ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito
mais do que elas?
Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só
côvado à duração de sua vida?
E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai
para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória
se vestiu como um deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e
amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer?
ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
(Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso
Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua
justiça, e todas estas coisas vos serão dadas de acréscimo.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia
de amanhã cuidará de si mesmo. A cada dia basta o seu cuidado.
Evangelho segundo São Mateus – Capítulo 7
Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a
medida com que medis vos medirão a vós.
E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas
na trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu
olho, quando tens a trave no teu?
Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás
bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as
vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos
despedacem.
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e
abrir-se-vos-á.
Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que
bate, abrir-se-lhe-á.
Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir
pão, lhe dará uma pedra?
Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente?
Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos
filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas
pedirem?
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam,
fazei-o também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e
espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz
à vida, e poucos são os que a encontram.
Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados
em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura,
uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má
produz frutos maus.
Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má
dar frutos bons.
Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no
fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos
céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não
profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu
nome não fizemos muitos milagres?
Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos
de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe
em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a
rocha.
E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos,
e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava
fundada sobre a rocha.
Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe
em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre
a areia.
E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos,
e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.
Ao concluir Jesus este discurso, as multidões se
maravilhavam da sua doutrina;
porque as ensinava como tendo autoridade, e não como os
escribas.
Anúncios
Comentários
Postar um comentário