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O QUE TENHO FEITO EM LOJA, SEGUNDO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MAÇONARIA E DOS LANDMARKS

PEÇA DE ARQUITETURA O QUE TENHO FEITO EM LOJA, SEGUNDO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MAÇONARIA E DOS LANDMARKS  O QUE SÃO LANDMARKS O termo “Landmark” é conhecido por todos os irmãos, mas sua definição nem sempre é tão clara. Além disso, esses Landmarks estão muitas vezes ligados às Antigas Obrigações. A palavra inglesa Landmark significa marco de limite, marco, sinal, ou ainda, em sentido figurado, ponto de referência. O termo foi inspirado no Antigo Testamento, onde consta com o significado de limite ou marco sagrado e inviolável. Na mesma linha de raciocínio, “ land ” é terra; e “ mark ” é marca – donde Landmark deve ser entendido como “ponto de referência”, fronteira delimitativa de até onde se pode chegar, recomendação, conselho, aviso e ADVERTÊNCIA. O preceito é bíblico e está em Provérbios 22:28 “ nolumus leges mutari ”: não removas os antigos limites que os teus pais fixaram. É neste sentido que as Grandes Lojas no Brasil, a COMAB (Grandes Orientes Estaduais Independentes) e o ...

                  O INTEGRALISMO E AÇÃO INTEGRALISTA BRASILEIRA - AIB


                                                 1 - O INTEGRALISMO ONTEM

                     O Integralismo foi um partido e movimento político surgido no Brasil na década de 30, foi um movimento de extrema-direita fundado em 1932, com o nome de Ação Integralista Brasileira (AIB), pelo jornalista Plínio Salgado quando lançou o Manifesto de Outubro.
                     A AIB tinha três líderes principais – Plinio Salgado, Miguel Reale e Gustavo Barroso e alguns inimigos: O Capitalismo Internacional e o judaísmo e a maçonaria, por considerá-la secreta contrariando o CAP VI do manifesto de 7 de outubro. Os textos doutrinários de Salgado e Reale eram menos explícitos em relação   ao antissemitismo, não atacavam os imigrantes Judeus brasileiros, mas o Capitalismo e o Comunismo judaicos internacionais.
                      O antissemitismo se tornou um tema recorrente e em panfletos da organização dizendo que os judeus assumiriam o controle das finanças internacionais. A AIB combatia ao mesmo tempo capitalismo, comunismo e socialismo, defendendo que eles faziam parte de um mesmo complô secreto que deveria ser derrotado.
                     A ideologia integralista no manifesto de 1932 defende pontos doutrinários oriundos do seu lema “Deus, Pátria e Família”, tratando-se de um manifesto espiritualista, com forte dimensão nacionalista apoiada na organização corporativa da sociedade. Acusavam os integralistas de ter um grau de identidade com os aspectos da ideologia fascista, movido pela defesa do nacionalismo radical e pela negação de um pluralismo político, ou seja, partido único. Para Plínio Salgado a religiosidade era condição essencial para um militante do integralismo, ainda que, não houvesse preferência por uma doutrina específica. Na prática não escondia a simpatia pelo catolicismo.                      
                     Os integralistas procuravam demonstrar seu distanciamento em relação à Alemanha e seu partido, pois queriam ser vistos como um partido genuinamente nacional, adotando o modelo de miscigenação contrapondo o modelo alemão da raça pura. Naquela época existia no Brasil uns 2.900 nazistas, mais de 100 mil cidadãos alemães e descendentes e o integralismo representava uma ameaça a vida cultural   alemã dentro do país, embora o esforço para manter a neutralidade vigorou por muito tempo mesmo depois da política de nacionalização de Getúlio Vargas.
                  A Ação apareceu eu muitos lugares como um espaço intelectual para dirigir os destinos do país sem o controle das oligarquias e pelos coronéis. O quadro partidário era atraído pelos desfiles de integralistas uniformizados, cheios de símbolos e rituais.

                     A AIB funcionou legalmente como partido político até o golpe do Estado Novo, em 1937. O breve período de existência não diminuiu o seu impacto na década de 30 como matriz ideológica de grupos políticos posteriores e de movimentos atuais de extrema-direita e extrema-esquerda, que defendem uma sociedade sem liberdade de expressão e de ação. O integralismo pretendia representar setores populares não incluídos na política tradicional. A presença de mulheres, jovens e crianças no nos quadros da Ação confirma o desejo de representar esses outros grupos.
                       Em 1937 a AIB foi fechada no  Estado Novo quando Getúlio Vargas se deu conta que um partido organizado e mobilizado seria uma ameaça para o regime , a Marcha de 35 mil integralistas e o ataque ao Palácio da Guanabara obrigou Plinio Salgado a exilar -se em Portugal até 1946 e seus militantes aos milhares eram perseguidos torturados  e mortos pela polícia política do Estado Novo, cujos crimes não foram vistos e nem revistos pela “Comissão da Verdade” instalada para o período de 1946/1985, para tal fim.
                         Os integralistas tinham o Sigma como seu símbolo maior, aprendiam gestos, palavras de ordem, vestiam uniforme e participavam de celebrações, o Papai Noel foi substituído pelo Vovô Índio.
          O símbolo do Sigma
                          O Sigma é um símbolo matemático que para os integralistas indica um Estado único e integral, e também indica a soma dos números infinitamente pequenos representando os membros do AIB. É também o nome da Estrela Polar do hemisfério sul.
           O Lema
Deus, pátria e família. Deus que dirige o destino dos povos. Pátria nosso Lar, Família o princípio e o fim de tudo.
            A Bandeira
 A Bandeira da AIB tinha as cores azul e branca


             As vestimentas

Predominava o verde inglês para os homens, a camisa de brim, gravata preta e o gorro verde de duas pontas, calça branca ou preta na zona rural a cor caqui era permitida. As mulheres usavam a mesma camisa verde e saia preta ou branca, com o sigma no braço esquerdo.
         O cumprimento
Anauê e a saudação de origem tupi que significa “você é meu parente”
             A saudação
O braço direito estendido era erguido bruscamente até a posição vertical.
                Seu hino era o Avante, foi escrito pelo Plinio Salgado.


                                        2 - O INTEGRALISMO HOJE

                          A Constituição de 1946 e nas seguintes o AIB não foi banida porque não tinha o que banir ela já não existia, em consequência disto foi criado o PRP (Partido de Representação Nacional) que acolheu os ex-integralistas. O discurso ideológico do PRP reconciliou-se com a liberal-democracia.
                               Na redemocratização, pelo PRB, Salgado chegou em 1955 a candidatar-se à Presidência da República. Para fazer aliança os integralistas exigiam que os partidos aliados declarassem em sua doutrina que era democrática. Dessa forma contribuíram para a eleição de candidatos de diverso partidos que nada tinham haver com o integralismo: o trabalhista Brizola, governador do RGS pelo PTB em 1958, Ademar de Barros em 1962, governador de São Paulo pelo PSB, Governos do Juscelino em 56-60, Jânio Quadros em 1961 e João Goulart 1961 a 1964, em todos esses governos os Integralistas ocuparam a presidência do Instituto Nacional de Imigração e Colonização.

                           Os integralistas também criaram Organizações voltadas para os trabalhadores – União Operária e Camponesa do Brasil e para as mulheres – Ação Patriótica das mulheres Brasileiras, criaram, ainda, os Centros Culturais da Juventude a OCIP, serviço de Imprensa e Propaganda.

                           Hoje o principal núcleo e a Frente Integralista Brasileira (FIB) fundada em 2005, defende alguns pontos doutrinários de Salgado, possui forte vínculo com o PRTB.

                             Doutrina socioeconômica da FIB
                               
                               Baseada no Distributismo tem suas raízes nas teorias sociais e econômicas articuladas nos documentos dos pontífices católicos, começando com o Papa Leão XIII, na Rerum Novarum. O Distributismo é um sistema econômico de acordo com os princípios desses documentos, e é centrado na posse de grandes extensões de terra, como a melhor garantia da liberdade política e econômica. Uma família que tenha sua própria terra ou suas próprias ferramentas pode levar sua vida sem ser dependente de um emprego oferecido por terceiros. Assim, o Distributismo   almeja estender a propriedade para o maior número possível de proprietários, e acabar com a concentração da propriedade nas mãos de poucos capitalistas,


                                                   CONCLUSÃO

                        O Integralismo defende a tradição a moral, a meritocracia e a família.
                        Sua pretensão é chegar ao poder por vias legais, ou seja respeitando as leis e o regime vigente, descartando qualquer hipótese golpe.
                         O Integralismo distanciou-se do fascismo italiano por ser contrário ao estado totalitário e do nazismo por ser contrário ao racismo.
                        o Integralismo jamais condenou oficialmente a maçonaria ou proibiu o ingresso de maçons nas suas fileiras,

Bibliografia:

Revista de História da Biblioteca   Nacional   Ano 06 nº 61 Out 2010.
CYRYNOWICZ, R. Força e a pátria em ação.
Alberto da Costa e Silva – Historiador e Membro da Academia Brasileira de letras.
Marco Rodrigo Almeida – Jornal o Estado de São Paulo - Edição Impressa 29Dez18
FIB – internet.

Belo Horizonte, 11 de março de 2019
Carlos Roberto Duarte – Mestre Maçom.

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