Pular para o conteúdo principal

O QUE TENHO FEITO EM LOJA, SEGUNDO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MAÇONARIA E DOS LANDMARKS

PEÇA DE ARQUITETURA O QUE TENHO FEITO EM LOJA, SEGUNDO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MAÇONARIA E DOS LANDMARKS  O QUE SÃO LANDMARKS O termo “Landmark” é conhecido por todos os irmãos, mas sua definição nem sempre é tão clara. Além disso, esses Landmarks estão muitas vezes ligados às Antigas Obrigações. A palavra inglesa Landmark significa marco de limite, marco, sinal, ou ainda, em sentido figurado, ponto de referência. O termo foi inspirado no Antigo Testamento, onde consta com o significado de limite ou marco sagrado e inviolável. Na mesma linha de raciocínio, “ land ” é terra; e “ mark ” é marca – donde Landmark deve ser entendido como “ponto de referência”, fronteira delimitativa de até onde se pode chegar, recomendação, conselho, aviso e ADVERTÊNCIA. O preceito é bíblico e está em Provérbios 22:28 “ nolumus leges mutari ”: não removas os antigos limites que os teus pais fixaram. É neste sentido que as Grandes Lojas no Brasil, a COMAB (Grandes Orientes Estaduais Independentes) e o ...

Pavimento Mosaico


ARLSCinco de Junho
Aprendiz Maçom - Raphael de Oliveira Duarte
O mosaico e a orla dentada.
Belo Horizonte, 29 de Maio de 2017

O mosaico é uma área assim definida de um determinado templo, geralmente no centro da loja é formado por quadrados pretos e brancos, intercalados, circundado por uma orla dentada, a qual a sua origem é Sumeriana (antiga civilização e o nome dado à região histórica habitada por essa civilização, no sul da Mesopotâmia). Para entendermos o seu real significado, teremos que analisar o que é o dualismo. Quase tudo que nós conhecemos existe um oposto, ou seja, um dualismo, o bem se opõe ao mal, a virtude ao vício, a tolerância à prepotência, a luz e as trevas, a união à desarmonia, o amor do ódio, o preto do branco e assim por diante.
Voltando ao ritual de iniciação, porém agora com um pouco mais de conhecimento adquirido, é de se notar que este piso, com estas cores significavam as dificuldades que teríamos em nossa caminhada iniciática e também durante a nossa vida profana.
Assim como símbolo do Yin e do Yang da filosofia do Tao, o piso mosaico é representado por duas cores.  O Yin é representado pela cor escura, ou seja, o preto representa escuridão, a passividade, a água, o frio, o impalpável, o pequeno, o calmo, o silencio e o fim, também remete ao ódio, a intolerância, ao embotamento, ao sedentarismo, a inimizade, a inveja, a oposição e a dificuldade. O Yang com uma cor mais clara, o branco representa a luz, a atividade, o princípio ativo, o início e a ação, também remete ao amor, a tolerância, a criatividade, a iniciativa, a amizade, a admiração, a ajuda e a facilidade. Juntos representam à união e o complemento entre os opostos. No meio da claridade do Yang existe um pequeno círculo de sombra de Yin e no meio da sombra do in existe um pequeno círculo claro de Yang.
. 


Assim como ocorre em nossa orla dentada, os triângulos equiláteros (possuem lados iguais) brancos com as pontas para fora e os pretos voltados para dentro, simbolizam o movimento contínuo e constante da evolução dos atributos de um para os atributos do outro, significa a vida maçônica em uma eterna da cadeia de união.
Todos os símbolos da Maçonaria apontam para um objetivo em comum, lembrar e expirar a todos os Maçons a prosseguir com o seu trabalho de polir a sua pedra bruta. Buscando um equilíbrio entre a beleza a força e sabedoria, dentro e fora de suas lojas. O pavimento mosaico e sua orla dentada são mais que um símbolo que os nossos preceptores nos deixaram, e expressam muito bem o nosso Salmo 133, pois prega a união e a fraternidade:
" Oh, quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Aarão, e que desce à orla das suas vestes”.


Referências:

1.   Ritual: Rito Brasileiro – Grande Oriente do Brasil, 2009.
2.   A Maçonaria Simbólica de Jules Boucher, editora Pensamento
3. A Bíblia Sagrada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ESTRELA FLAMEJANTE

                         A ESTRELA FLAMEJANTE Preliminarmente, devo dizer que a síntese desta peça de arquitetura é analisar as várias significações que os bons exegetas atribuem ao pentagrama. Como se sabe, e nunca é demais repetir, toda a ritualística do Segundo Grau gira em torno da Letra G, da Estrela Flamejante e do Número 5. Os rituais das diversas obediências ensinam que a Estrela Flamejante é o símbolo do Companheiro por que:   “O Companheiro é chamado a tornar-se um foco ardente, uma fonte de luz e calor. A generosidade de seus sentimentos deve incitá-lo ao devotamento sem reservas, mas com o discernimento de uma inteligência verdadeiramente esclarecida, porque está aberta a todas as compreensões”. Note-se que falta ao vocábulo devotamento à complementação. Devotamento a que? Pensamos que o Companheiro deve devotar-se, sem reservas, a...

QUINTA-ESSÊNCIA

                                         A QUINTA - ESSÊNCIA .   A) A Criação do Universo .                                  A Criação do Universo foi de maneira repentina e do nada, no principio Deus criou o céu e a terra. Foi a criação dos primeiros elementos terra e ar. A terra estava disforme e vazia e espírito de Deus soprava sobre as águas, criando o terceiro elemento Água. E disse Deus que haja luzeiros no céu para separar o dia da noite e Deus fez os dois grandes luzeiros um grande para regular o dia e um menor para regular à noite e estava criado o fogo.            ...