Pular para o conteúdo principal

O QUE TENHO FEITO EM LOJA, SEGUNDO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MAÇONARIA E DOS LANDMARKS

PEÇA DE ARQUITETURA O QUE TENHO FEITO EM LOJA, SEGUNDO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA MAÇONARIA E DOS LANDMARKS  O QUE SÃO LANDMARKS O termo “Landmark” é conhecido por todos os irmãos, mas sua definição nem sempre é tão clara. Além disso, esses Landmarks estão muitas vezes ligados às Antigas Obrigações. A palavra inglesa Landmark significa marco de limite, marco, sinal, ou ainda, em sentido figurado, ponto de referência. O termo foi inspirado no Antigo Testamento, onde consta com o significado de limite ou marco sagrado e inviolável. Na mesma linha de raciocínio, “ land ” é terra; e “ mark ” é marca – donde Landmark deve ser entendido como “ponto de referência”, fronteira delimitativa de até onde se pode chegar, recomendação, conselho, aviso e ADVERTÊNCIA. O preceito é bíblico e está em Provérbios 22:28 “ nolumus leges mutari ”: não removas os antigos limites que os teus pais fixaram. É neste sentido que as Grandes Lojas no Brasil, a COMAB (Grandes Orientes Estaduais Independentes) e o ...

MAÇONARIA SOB A VISÃO DO CATOLICISMO, ESPIRITISMO E NEO-PENTECOSTES



" AS VEZES, PARA SE CONHECER A VERDADEIRA LUZ, É PRECISO ANTES PASSAR PELA MAIS PROFUNDA ESCURIDÃO " (ANDRÉ VICTTOR)


              A MAÇONARIA SOB A VISÃO DO CATOLICISMO E ESPIRITISMO E NEO-PENTECOSTES.                                      
                                                  
                                                         INTRODUÇÃO
                                           
                                Maçonaria é uma sociedade discreta, iniciática, essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista, na qual homens livres e de bons costumes, denominando-se mutuamente de irmãos, cultuam a Liberdade, a Fraternidade e a Igualdade entre os homens. Seus princípios são a Tolerância, a Filantropia e a Justiça. Seu caráter secreto deveu-se a perseguições, a intolerância e a falta de liberdade demonstrada pelos regimes reinantes da época. Hoje, com os ventos democráticos, os Maçons preferem manter-se dentro de uma discreta situação, espalhando-se por todos os países do mundo.

                                      A maçonaria tem como princípio professar as mais diversas religiões. Como no Brasil a grande maioria dos brasileiros é cristã, adota-se a Bíblia como livro da lei, entretanto se o candidato a ingressar na ordem professar uma religião distinta da cristã o juramento poderá ser feito sobre o livro da religião que professa, sem que seja retirada do altar dos juramentos a Bíblia Sagrada. 
                                 A Maçonaria possui três grandes tendências quanto a existência do Divino: Deísmo, Teísmo, Agnosticismo

                               Deísmo: O deísmo é uma postura filosófico-religiosa que admite a existência de um Deus criador, mas questiona a ideia de revelação divina e não professa nenhuma religião .

                                   Teísmo: O teísta, adepto do teísmo, crê em Deus, na revelação, nos dogmas, é uma crença na existência de deuses, seja um ou mais de um, no caso de mais de um, pode existir um Supremo.
                                  Podemos dividir o Teísmo em :
Monoteismo: crença em um só Deus.
Politeísmo: crença em  vários deuses.
Henoteísmo: composta de veneração de um Deus sopremo , mas não nega existência de outros
.

                                         Agnosticismo: o agnóstico como alguém que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior não foi nem nunca será resolvida. Adotado pelo Rito Frances ou Moderno.

                                  I - MAÇONARIA E A IGREJA CATÓLICA

                            A hierarquia da católica romana, demonstra muito interesse na Maçonaria que é um tema importante de discussão para teólogos e clérigos católicos, bem como para autores Espiritas e Evangélicos.
                                      Após tornar-se conhecida no mundo no início do século XVIII, a igreja tomou conhecimento dela, e se opôs a ela. Oito papas emitiram pronunciamentos condenando explicitamente os maçons e as atividades e princípios identificados com a Maçonaria. Os pronunciamentos assumiram a forma de constituições, encíclicas, cartas apostólicas e sermões. Constituições são os escritos ou declarações de posição do direito canônico, emitidos antigamente pelos papas. Encíclicas são cartas do Papa aos bispos informando a posição da Igreja sobre determinados assuntos.  

                                      Em 24 de abril de 1738, o papa Clemente XII escreve a encíclica IN EMINENTI, em que condenou abertamente pela primeira vez a maçonaria. A partir dessa palavra oficial da Igreja foi proibido aos católicos pertencer à maçonaria, determinando a excomunhão do católico considerado herege.

                                     A Encíclica Humanum Genus, abril de 1884, parágrafo 31 do Papa Leão XIII, é considerada como um dos ataques mais ferrenhos contra a maçonaria entre todos os pronunciamentos papais”.  Manda seus Bispos, seus Padres que por através de cartas e sermões instruir o povo contra a Maçonaria. Ele, ainda, prossegue dizendo que o objetivo da Maçonaria é a destruição da Igreja Católica Romana, e que a Maçonaria e a Igreja Católica Romana são adversárias.                                                        Por mais de 250 anos, o Vaticano vem condenando a Maçonaria e procurando impedir a adesão de católicos às lojas.

                                 CONCILIO VATICANO II
                                   João XXIII (1958-1963) e Paulo VI (1963-1978) foram os dois papas que promoveram o Concílio Ecumênico Vaticano II, que aboliu a excomunhão do católico maçom.
                                Yves Marsaudon, um barão e maçom francês, afirmou que o Papa João 23 tornou-se um maçom de 33º grau durante a sua estada na França como núncio apostólico. Em 1994, o grão-mestre do Grande Oriente da Itália declarou que Roncalli iniciou-se na Maçonaria em Paris e participou nos trabalhos das lojas maçônicas de Istambul.
                                    Vários grupos de pessoas, católicos-tradicionalistas, negam que o Papa João 23 teve ligações com a Maçonaria e de ser fortemente influenciado por esta mesma associação. Segundo uma outra teoria, João 23, desde 1935 (naquela (delegado apostólico na Turquia e na Grécia), já era um membro de uma sociedade iniciativa com características maçônicas e rosacrucianas, outros que foi membro do priorado de Sião.

                       ORAÇÃO DO PAPA JOÃO XXIII PELOS MAÇONS

SENHOR E GRANDE ARQUITETO :                                                                                   

                          Nós nos humilhamos a Teus pés e invocamos o Teu perdão pela heresia que , no curso dos séculos ,nos impediu de reconhecer em nossos Irmãos Maçons ,os Teus seguidores prediletos Lutamos , sempre contra o livre pensamento ,porque não havíamos compreendido que o primeiro dever de uma Religião , como afirmou o Concílio , consiste em reconhecer o direito de não se crer em Deus .Havíamos perseguido todos aqueles que , dentro da própria Igreja , haviam se distanciado do caminho da Verdade , inscrevendo-se  nas Lojas , desprezando todas as injunções e ameaças .Havíamos , impensadamente , acreditado que um sinal da Cruz pudesse ser superior a três pontos formando uma pirâmide .Por tudo isso , nos penitenciamos , Senhor e como Teu perdão , Te rogamos , nos faça sentir que um compasso , sobre um novo altar , pode significar tanto quanto velhos crucifixos .  Amém . 

                                   Os maçons têm muitas opiniões sobre o atual estado de coisas entre a Igreja Católica Romana e a Maçonaria. Parece haver um consenso de que a antipatia entre a Igreja e a Maçonaria é só uma questão de importância histórica, e que os católicos podem se tornar maçons sem retaliação da igreja. Alguns irmãos e alguns católicos acreditam que, desde o Segundo Concílio Ecumênico, que aconteceu de 1962 a 1965, e é conhecido informalmente como “Vaticano II”, a atitude da igreja tem sido considerar a Maçonaria como uma esfera aceitável para interação fraterna.

                                        Entretanto, O Papa João Paulo II, em 17 de fevereiro de 1981, durante audiência concedida ao subscrito Cardeal Prefeito, aprovou a declaração abaixo, decidida na reunião ordinária desta Sagrada Congregação, e ordenou a sua publicação teor abaixo transcrito:
                                       “ Para a maçonaria o conceito de DEUS é diferente daquele apresentado na Bíblia e na doutrina católica. Para a maçonaria, DEUS é um conceito filosófico e natural. DEUS passa a ser a imagem do homem. Por isso, não existe uma clara distinção entre o espírito imortal do homem e DEUS.
                               A maçonaria nega a possibilidade de DEUS ter ensinado algo.
                             Não aceita ser entendida pela inteligência humana.                        
                              A maçonaria estimula o sincretismo religioso, isto é, a mistura das mais diferentes crenças.
                             A maçonaria compara a Igreja católica a uma seita.”

                                 Portanto, mesmo depois do Concilio Vaticano II, a maçonaria recebe críticas de membros da Igreja Católica.

                                           III -  MAÇONARIA E ESPIRITISMO.

                                O Espiritismo é uma Doutrina que se preocupa com o destino do homem, codificado por Alan Kardec, que em 18 abril de 1857 lançou em França o Livro dos Espíritos, livro este que foi totalmente orientado pelos Espíritos.

                                    Esta Doutrina trouxe a toda humanidade o conhecimento espalhado em todo o globo, sobre o mundo Espiritual e o caráter da universalidade da lógica da Reencarnação.

                                   Há muita semelhança entre a Maçonaria e o Espiritismo, primeiro o Espiritismo foi aceito por muitos Maçons, tanto a Maçonaria quanto o Espiritismo são considerados hereges pela Igreja Católica, ambas sendo perseguidas por ela, até os dias de hoje. Os preceitos éticos e morais da Maçonaria estão presentes nos preceitos éticos e morais no Espiritismo.

                                     Outro fato interessante é que, aqui no Brasil, houve uma época em que foi ventilada a formação de uma Maçonaria Espírita, tamanha era a quantidade de Espíritas Maçons no Grande Oriente do Brasil.

                                     Muito se fala se Allan Kardec foi Maçom, embora não há ainda documentos que comprovem tal fato, mas, em seus livros percebe-se que há muitos pensamentos oriundos da Maçonaria, bem como o linguajar.

                              Quando Allan Kardec morreu em março de 1869, foi sepultado no cemitério Montmadre em Paris, depois de um ano seus restos mortais foram transferidos para um novo cemitério, o Pére Lachaise, construído em Paris, o terreno foi uma doação feita pelo Marquês de Montesquiou que era Maçom. O arquiteto do túmulo de Kardec foi Brongniart, também Maçom. 
                                   
                                       MAÇÔNARIA  E OS NEO-PENTECOSTAIS.

                        A Maçonaria costuma causar nos crentes um misto de espanto e rejeição. Para a maior parte dos evangélicos, a maçonaria é vista como uma entidade esotérica, idólatra e carregada de simbologias pagãs. São os mais intolerantes para com a maçonaria.
                       
                                              IV _  CONCLUSÃO
                                     Podemos concluir que o Espiritismo e a Maçonaria têm inegáveis pontos em comum, tais como: acelerar o progresso da Humanidade e o estabelecimento da justiça social, sobretudo através da perfeição moral e material do homem, ideias de tolerância, fraternidade, igualdade e liberdade, portanto os princípios filosóficos são absolutamente idênticos: a Existência de Deus, a imortalidade da alma e a solidariedade humana.   

                                      A intolerância de alguns Bispos e Padres, para com a maçonaria e a doutrina espírita persiste até os dias de hoje. 


A.’. M.’.  CARLOS ROBERTO DUARTE

BIBLIOGRAFIA:
Observatório Romano 1983, Artigo intitulado “Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, Declaração sobre associações maçônicas. ”,
Revista Espírita, fevereiro de 1998
Wilkipédia - Catolicismo E Maçonaria.
Declaração da Sagrada Congregação, de 17 de fevereiro de 1981"( cf. AAS 73, Tradução José Antônio de Souza Filardo  – M .´. I .´.
 Maçonaria e Espiritismo – Encontros e desencontros Armand Lefreve.
Dicionário Priberum.
Oração do papa João 23
( Publicada em 08/09/1966 pelo Jornal de Genéve e , em
português no DIário do Congresso Nacional Brasileiro
em 03/04/1971 - Senador Benedito Ferreira )
Fonte :  Boletim Oficial do Grande Oriente de São Paulo -
Governo da Maçonaria Paulista - Noticiário Cultural
e Social em 08-outubro-1998
( E.'. V.'. ) No. 2315  -
Ir.'. Milton V. Serra - Gr.'. Secr.'. Adj.'.
de Finanças do GOSP .
Ir’.’.Mestre I

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ESTRELA FLAMEJANTE

                         A ESTRELA FLAMEJANTE Preliminarmente, devo dizer que a síntese desta peça de arquitetura é analisar as várias significações que os bons exegetas atribuem ao pentagrama. Como se sabe, e nunca é demais repetir, toda a ritualística do Segundo Grau gira em torno da Letra G, da Estrela Flamejante e do Número 5. Os rituais das diversas obediências ensinam que a Estrela Flamejante é o símbolo do Companheiro por que:   “O Companheiro é chamado a tornar-se um foco ardente, uma fonte de luz e calor. A generosidade de seus sentimentos deve incitá-lo ao devotamento sem reservas, mas com o discernimento de uma inteligência verdadeiramente esclarecida, porque está aberta a todas as compreensões”. Note-se que falta ao vocábulo devotamento à complementação. Devotamento a que? Pensamos que o Companheiro deve devotar-se, sem reservas, a...

Pavimento Mosaico

A ∴ R ∴ L ∴ S ∴ Cinco de Junho Aprendiz Maçom - Raphael de Oliveira Duarte O mosaico e a orla dentada. Belo Horizonte, 29 de Maio de 2017 O mosaico é uma área assim definida de um determinado templo, geralmente no centro da loja é formado por quadrados pretos e brancos, intercalados, circundado por uma orla dentada, a qual a sua origem é Sumeriana (antiga civilização e o nome dado à região histórica habitada por essa civilização, no sul da Mesopotâmia). Para entendermos o seu real significado, teremos que analisar o que é o dualismo. Quase tudo que nós conhecemos existe um oposto, ou seja, um dualismo, o bem se opõe ao mal, a virtude ao vício, a tolerância à prepotência, a luz e as trevas, a união à desarmonia, o amor do ódio, o preto do branco e assim por diante. Voltando ao ritual de iniciação, porém agora com um pouco mais de conhecimento adquirido, é de se notar que este piso, com estas cores significavam as dificuldades que teríamos em nossa caminhada iniciática ...

QUINTA-ESSÊNCIA

                                         A QUINTA - ESSÊNCIA .   A) A Criação do Universo .                                  A Criação do Universo foi de maneira repentina e do nada, no principio Deus criou o céu e a terra. Foi a criação dos primeiros elementos terra e ar. A terra estava disforme e vazia e espírito de Deus soprava sobre as águas, criando o terceiro elemento Água. E disse Deus que haja luzeiros no céu para separar o dia da noite e Deus fez os dois grandes luzeiros um grande para regular o dia e um menor para regular à noite e estava criado o fogo.            ...